A conexão de internet dos telecentros do Ministério das Comunicações é assegurada pelo Programa Gesac via satélite e terrestre. A conexão é direcionada, prioritariamente, para comunidades em estado de vulnerabilidade social, privilegiando as cidades do interior, sem telefonia fixa e de difícil acesso. Por meio dela, é disponibilizada a infraestrutura fundamental para a expansão de uma rede.
Remanejamento é o procedimento de mudança do local da antena ou da conexão terrestre Gesac. Ele poderá ocorrer em razão de alteração de endereço ou de local físico, baixa utilização do ponto, obras, ou por registro de irregularidade constatada.
O próprio Ponto Gesac pode solicitar, por meio de sua instituição responsável, o remanejamento para melhor adequação no local físico em que a conexão está instalada ou para alterar o endereço de instalação.
No caso de remanejamento por baixa utilização ou por registro de irregularidade constatada, o Ministério das Comunicações decidirá sobre a nova destinação do referido ponto. Os Pontos Gesac que recebem conexões de internet fornecidas por outros programas de governo (Banda Larga nas Escolas, ou iniciativas estaduais, por exemplo) também estão sujeitos ao remanejamento de sua conexão Gesac.
As solicitações de remanejamento devem ser enviadas por e-mail ao endereço O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e conter as seguintes informações:
O processo de fiscalização é realizado a partir das seguintes situações:
O Ministério realiza fiscalizações presenciais nos telecentros e fiscalizações remotas. As denúncias realizadas por usuários dos telecentros são fundamentais para a manutenção das instalações. Caso seja constatada alguma irregularidade ou desconformidade no uso dos recursos disponibilizados pelo GESAC, o endereço para contato é o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .
Órgãos reguladores de países em desenvolvimento e industrializados, em conjunto com a Comissão Européia, decidiram se renunir periodicamente para trocar ideias e experiências sobre a regulação postal.
Organismo Intergovernamental Interregional que tem por missão assegurar a prestação do serviço universal em condições de igualdade de acesso, como forma de garantir a qualidade da prestação e salvaguardar os direitos dos clientes.
A União Postal Universal (UPU), com 192 países membros, é a segunda mais antiga organização internacional em todo o mundo. Ela é o principal fórum de cooperação entre os atores do setor postal. Ela ajuda a garantir uma rede verdadeiramente universal de produtos e serviços postais de qualidade.
A União das Nações Sul-Americanas (Unasul) reúne os doze países da América do Sul e foi criada a partir de um Tratado Constitutivo firmado em maio de 2008, em Brasília. Dentre os projetos que integram sua Carteira de Projetos do COSIPLAN/UNASUL, destaca-se o projeto de Exportação por Envios Postais.
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000