IIRSA/Cosiplan/Unasul

A União das Nações Sul-Americanas (UNASUL) reúne os doze países da América do Sul e foi criado a partir de um Tratado Constitutivo firmado em maio de 2008, em Brasília.

Seu objetivo é construir um espaço de integração e união no âmbito cultural, social, econômico e político entre seus povos, priorizando o diálogo político, as políticas sociais, a educação, a energia, a infraestrutura, o financiamento e o meio ambiente, entre outros, com vistas a eliminar a desigualdade socioeconômica, alcançar a inclusão social e a participação cidadã, fortalecer a democracia e reduzir as assimetrias no marco do fortalecimento da soberania e independência dos Estados.

Um de seus Órgãos integrantes é o Conselho Sul-Americano de Infraestrutura e Planejamento (COSIPLAN). Em função de sua relevância como fórum de infraestrutura, a participação do Ministério das Comunicações nas reuniões conduzidas em tal âmbito resulta na implementação de muitas ações voltadas à consolidação de uma infraestrutura comum na América do Sul.

Dentre os projetos que integram sua Carteira de Projetos do COSIPLAN/UNASUL, destaca-se o projeto de Exportação por Envios Postais, que já vinha sendo desenvolvido no âmbito da Iniciativa para Integração de Infraestrutura Regional Sul-americana – IIRSA, órgão que atualmente está sob a coordenação do COSIPLAN/UNASUL.

Esse projeto alcançou importante disseminação na América do Sul, tendo a experiência brasileira com o serviço Exporta Fácil sido implantada no Peru, Uruguai, Colômbia e, no final do ano passado, também no Equador. O projeto está em desenvolvimento ainda na Argentina e Chile.

A criação de um serviço semelhante ao Exporta Fácil nos demais países sul-americanos representa a implantação de uma infraestrutura de governo para apoio real às micro, pequenas e médias empresas no seu processo de vendas para o mercado internacional. 

Ao se aliar a outros projetos estruturantes do comércio exterior, o projeto torna-se um importante dinamizador da economia interna, contribuindo para a elevação dos índices de emprego, com redução da informalidade, para a geração de renda, com impacto positivo no PIB, e para a dinamização do comércio multilateral.

Ressalta-se que, ao final de 2011, o Conselho Sul-Americano de Infraestrutura e Planejamento incluiu no seu Plano Estratégico 2012-2022, a inclusão da "importação por via postal", mudando o nome do Projeto de exportação para  "Integração do Comércio através dos Serviços de Correios para as MPMEs." O objetivo desta inclusão é contemplar os dois sentidos de fluxo do comércio exterior na região, incorporando atividades para facilitar os procedimentos de desembaraço aduaneiro das remessas.

Diálogo Regulatório Global

Órgãos reguladores de países em desenvolvimento e industrializados, em conjunto com a Comissão Européia, decidiram se renunir periodicamente para trocar ideias e experiências sobre a regulação postal.

Leia mais

União Postal das Américas, Espanha e Portugal (Upaep)

Organismo Intergovernamental Interregional que tem por missão assegurar a prestação do serviço universal em condições de igualdade de acesso, como forma de garantir a qualidade da prestação e salvaguardar os direitos dos clientes.

Leia mais

União Postal Universal (UPU)

A União Postal Universal (UPU), com 192 países membros, é a segunda mais antiga organização internacional em todo o mundo. Ela é o principal fórum de cooperação entre os atores do setor postal. Ela ajuda a garantir uma rede verdadeiramente universal de produtos e serviços postais de qualidade.

Leia mais

IIRSA/Cosiplan/Unasul

A União das Nações Sul-Americanas (Unasul) reúne os doze países da América do Sul e foi criada a partir de um Tratado Constitutivo firmado em maio de 2008, em Brasília. Dentre os projetos que integram sua Carteira de Projetos do COSIPLAN/UNASUL, destaca-se o projeto de Exportação por Envios Postais.

Leia mais

Ministério das Comunicações

Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000

Entidades Vinculadas

O conteúdo deste sítio pode ser distribuído de acordo com os termos da licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil (CC BY 3.0). Icons by DryIcons.