Visa à capacitação de mão-de-obra nos municípios selecionados para o Programa Cidades Digitais, cujo objetivo é modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios. O programa inclui a implantação de infraestrutura de fibra óptica para conectar órgãos públicos, o uso de aplicativos de governo eletrônico e a capacitação de servidores municipais para a gestão da rede, além da instalação de pontos de acesso livre à internet em locais públicos das cidades, como praças e parques.
Área responsável no Ministério das Comunicações: Secretaria de Inclusão Digital (SID)
Gestor local: prefeituras
Formação em redes de comunicação, meios de transmissão, instalação e manutenção de cabos de fibra óptica, sistemas telefônicos fixos e móveis, entre outros temas. O levantamento da demanda por mão-de-obra na área de telecom está sendo feito em parceria com a Federação Brasileira de Telecomunicações (Febratel), que atuará como gestor local das demandas desse setor. A Febratel ficará responsável por articular a realização dos cursos junto às instituições de ensino.
Área responsável no Ministério das Comunicações: Secretaria de Telecomunicações (STE)
Gestor local: Febratel
O Ministério das Comunicações iniciou o levantamento das demandas junto às associações nacionais de radiodifusores e sindicados de trabalhadores ligados à área. Os profissionais capacitados pelo Pronatec Comunicações dentro do eixo “radiodifusão” estarão aptos a trabalhar com aspectos técnicos da transmissão de rádio e TV, incluindo os novos desafios do sistema digital.
Área responsável no Ministério das Comunicações: Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica (SCE).
Visa atender a demanda pelo desenvolvimento de aplicativos de interatividade, jogos eletrônicos, visualização e música, como forma de desenvolver e fortalecer os segmentos produtores desses conteúdos no Brasil.
Área responsável no Ministério das Comunicações: Secretaria-Executiva
O Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel) tem como objetivos estimular o processo de inovação tecnológica, incentivar a capacitação de recursos humanos, fomentar a geração de empregos e promover o acesso de pequenas e médias empresas a recursos de capital, de modo a ampliar a competitividade da indústria brasileira de telecomunicações.
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000