Revisão de Normas e Regulamentos

Consiste nas revisões das normas internas de regulamento dos serviços de radiodifusão, e na elaboração de propostas de alteração de decretos e leis vigentes. Como resultados dessas ações estão Portaria nº 462 de 18 de outubro de 2011 que aprovou a Norma nº 1/2011 do Serviço de Radiodifusão Comunitária, Portaria nº 256, de 6 de julho de 2011, substituída pela Portaria nº 420, de 14 de setembro de 2011 que dispõe sobre o procedimento para outorga dos serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens, com fins exclusivamente educativos, Portaria n° 498, de 5 de dezembro de 2011 que aprovou a Norma de Procedimentos de autorização para a execução dos Serviços de Retransmissão e Repetição de Televisão e Decreto nº 7.670, de 16 de janeiro de 2012, que altera o Decreto nº 52.795, de 31/10/1963.

O programa é de responsabilidade do Departamento de Outorga de Serviços de Comunicação Eletrônica – DEOC, da Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica – SCE. Foi criado no planejamento estratégico do Ministério das Comunicações de 2011 e tem como objetivo revisar as normas internas de regulamento dos serviços de radiodifusão, e elaborar propostas de alteração de decretos e leis vigentes visando a simplificação e otimização de procedimentos, a descentralização de atividades, as mudanças estruturais e organizacionais, a alocação inteligente e a capacitação de pessoal de forma a tornar o processo de outorga mais célere.

Outorga de espectro para banda larga

A faixa de freqüência de 2,5 GHz possibilitará a oferta de banda larga móvel de alta velocidade (4G) e a de 450 MHz será voltada para ampliação do atendimento de áreas rurais por serviços de telefonia e de internet banda larga.

Desoneração tributária para estímulo ao investimento em redes – REPNBL

Destina-se a projetos de implantação, ampliação ou modernização de redes de telecomunicações que suportam acesso a internet banda larga.

Ampliação do acesso à banda larga - terminais e serviços

Incentivo à universalização da banda larga por meio da redução das alíquotas de PIS/Cofins para terminais de acesso.

Revisão do marco legal de implantação de infraestrutura de telecomunicações

O MiniCom trabalha na construção de dois instrumentos regulatórios: Lei Geral de Instalação de Infraestrutura de Telecomunicações e Decreto de Implantação Conjunta de Infraestrutura e Direito de Passagem.

Saídas internacionais de dados – anel sulamericano e cabos submarinos

O anel ótico sul-americano é um projeto inovador que nasceu no âmbito do Conselho de Infraestrutura da UNASUL, com a intenção de promover benefícios  econômicos e integração cultural dos países membros.

Política de atração de conteúdos para o Brasil - data centers

O Brasil tem grande potencial para ser um pólo de conteúdos digitais em nível mundial nos próximos anos. A política de criação de cabos submarinos contribuirá de maneira significativa para isso.

Ministério das Comunicações

Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000

Entidades Vinculadas

O conteúdo deste sítio pode ser distribuído de acordo com os termos da licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil (CC BY 3.0). Icons by DryIcons.