A conexão de internet dos telecentros do Ministério das Comunicações é assegurada pelo Programa Gesac via satélite e terrestre. A conexão é direcionada, prioritariamente, para comunidades em estado de vulnerabilidade social, privilegiando as cidades do interior, sem telefonia fixa e de difícil acesso. Por meio dela, é disponibilizada a infraestrutura fundamental para a expansão de uma rede.
Remanejamento é o procedimento de mudança do local da antena ou da conexão terrestre Gesac. Ele poderá ocorrer em razão de alteração de endereço ou de local físico, baixa utilização do ponto, obras, ou por registro de irregularidade constatada.
O próprio Ponto Gesac pode solicitar, por meio de sua instituição responsável, o remanejamento para melhor adequação no local físico em que a conexão está instalada ou para alterar o endereço de instalação.
No caso de remanejamento por baixa utilização ou por registro de irregularidade constatada, o Ministério das Comunicações decidirá sobre a nova destinação do referido ponto. Os Pontos Gesac que recebem conexões de internet fornecidas por outros programas de governo (Banda Larga nas Escolas, ou iniciativas estaduais, por exemplo) também estão sujeitos ao remanejamento de sua conexão Gesac.
As solicitações de remanejamento devem ser enviadas por e-mail ao endereço O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e conter as seguintes informações:
O processo de fiscalização é realizado a partir das seguintes situações:
O Ministério realiza fiscalizações presenciais nos telecentros e fiscalizações remotas. As denúncias realizadas por usuários dos telecentros são fundamentais para a manutenção das instalações. Caso seja constatada alguma irregularidade ou desconformidade no uso dos recursos disponibilizados pelo GESAC, o endereço para contato é o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .
A faixa de freqüência de 2,5 GHz possibilitará a oferta de banda larga móvel de alta velocidade (4G) e a de 450 MHz será voltada para ampliação do atendimento de áreas rurais por serviços de telefonia e de internet banda larga.
Destina-se a projetos de implantação, ampliação ou modernização de redes de telecomunicações que suportam acesso a internet banda larga.
Incentivo à universalização da banda larga por meio da redução das alíquotas de PIS/Cofins para terminais de acesso.
O MiniCom trabalha na construção de dois instrumentos regulatórios: Lei Geral de Instalação de Infraestrutura de Telecomunicações e Decreto de Implantação Conjunta de Infraestrutura e Direito de Passagem.
O anel ótico sul-americano é um projeto inovador que nasceu no âmbito do Conselho de Infraestrutura da UNASUL, com a intenção de promover benefícios econômicos e integração cultural dos países membros.
O Brasil tem grande potencial para ser um pólo de conteúdos digitais em nível mundial nos próximos anos. A política de criação de cabos submarinos contribuirá de maneira significativa para isso.
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000