07/07/11 - MiniCom participa de encontro de inclusão digital no Acre


Encontro de monitores do Programa Telecentros.BR teve a participação da Secretária de Inclusão Digital, Lygia PupattoFoto: Herivelto Barista
Lygia_04_04_2011_IMG_2204Brasília, 07/07/2011 - A Secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto, participou, nesta quinta-feira, do I Encontro Presencial de Monitores do Polo Regional Norte do Programa Telecentros.BR, realizado no Acre.

Durante o encontro, que acontece entre 6 e 9 de julho, os participantes discutem a articulação dos telecentros com as comunidades e o papel dos monitores no processo de capacitação. Além disso, podem participar de oficinas de metareciclagem, áudio, vídeo, blogs e gráfico. A ideia é trabalhar uma formação global, dando autonomia aos participantes para criar rádios na web, produzir e editar conteúdo audiovisual e também material gráfico, como panfletos e cartazes.

A Secretária de Inclusão Digital, Lygia Pupatto, destaca a oportunidade de ouvir os relatos dos participantes sobre o trabalho nos telecentros, com seus êxitos e desafios. "O encontro foi bom para que os monitores pudessem trocar experiências entre si. Além disso, serve de subsídio para nós, do Ministério das Comunicações, que estamos pensando numa política maior de inclusão digital", afirma.

 

A formação dos monitores é uma das frentes de ação do Programa Telecentros.BR. O outro foco é a implantação de espaços públicos e comunitários de inclusão digital em todo país, os chamados telecentros.

O Telecentros.BR conta com cinco pólos regionais, um para cada região do país. São eles os responsáveis pela capacitação dos monitores no Curso de Formação, que dura 12 meses. Lá, os monitores aprendem a facilitar o uso das tecnologias pelas pessoas que freqüentam os telecentros, sempre com o propósito principal de trabalhar a inclusão digital como ferramenta de cidadania.

O Curso de Formação de Monitores do Telecentros.BR começou em fevereiro deste ano. De acordo com o último balanço, realizado em junho,  966 jovens já participaram do curso. Para se tornar um monitor, é preciso ser estudante ou ter concluído o ensino médio, ter entre 16 e 29 anos, ter baixa renda e morar na comunidade em que o telecentro está localizado.

A Lygia está no 9829-9659 e a Célia está com ela no 9829-9411.
Ministério das Comunicações

Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000

Entidades Vinculadas

O conteúdo deste sítio pode ser distribuído de acordo com os termos da licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil (CC BY 3.0). Icons by DryIcons.