Os aprovados implementarão ações de formação para jovens em oficinas, cursos e treinamentos e recondicionamento de computadores. Recursos poderão ser entregues em até cinco dias úteis após a publicação dos selecionados no Diário Oficial
Brasília, 28/11/2011 - A Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações selecionou seis entidades, por meio do chamamento público nº 2/2011, para conduzir e realizar a manutenção dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs). Os CRCs são espaços de formação técnica e cidadã para jovens que trabalham com o reaproveitamento de computadores no programa Computadores para Inclusão.
Foram aprovadas as entidades Associação Municipal de Assistência Social (Amas), de Minas Gerais; Movimento República do EMAÚS, do Pará; Centro de Estudos Socioambientais, da Bahia; Sociedade Meridional de Educação (Some), do Rio Grande do Sul; e Associação de Apoio à Família, ao Grupo e à Comunidade (Afago) e União Brasileira de Educação e Ensino (Ubee), no Distrito Federal. Esta última entidade já é responsável pelo CRC de Recife.
O edital, publicado no dia 28 de outubro, recebeu inscrições de 12 entidades para a participação, que exigia, dentre outros itens, capacidade técnica comprovada e o mínimo de três anos de atuação na área. A partir da publicação do resultado do chamamento no Diário Oficial da União, o que deve ocorrer nesta semana, as entidades concorrentes terão cinco dias úteis para a apresentação de recursos.
Além das ações de formação para jovens em oficinas, cursos e treinamentos, também caberá às entidades a triagem, captação, armazenamento, recondicionamento, estoque e distribuição dos equipamentos de informática usados nas iniciativas de inclusão digital.
O programa Computadores para Inclusão oferece formação a jovens e outros públicos prioritários da política de inclusão digital do Governo Federal. São realizados processos de reaproveitamento de equipamentos de informática usados destinando-os a espaços de inclusão digital, como telecentros públicos e comunitários, escolas públicas, bibliotecas e outros projetos da área voltados à população.
O edital autorizava a participação de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips) e de Utilidade Pública Federal.
Confira, abaixo, os resultados:
Resultado do Chamamento Público nº 2/2011 – SID/MC
(Sujeito a recursos em até 05 dias úteis da publicação no Diário Oficial)
1.Proposta SICONV nº 064940/2011, Associação de Apoio à Família, ao Grupo e à Comunidade – AFAGO/DF, Gama, Distrito Federal;
2.Proposta SICONV nº 064834/2011, Associação Municipal de Assistência Social – AMAS/MG, Belo Horizonte, Minas Gerais;
3.Proposta SICONV nº 064198/2011, Movimento República do EMAÚS, Belém, Pará;
4.Proposta SICONV nº 065264/2011, PANGEA – Centro de Estudos Socioambientais, Salvador, Bahia;
5.Proposta SICONV nº 065027/2011, Sociedade Meridional de Educação – SOME, Porto Alegre, Rio Grande do Sul; e
6.Proposta SICONV nº 064975/2011, União Brasileira de Educação e Ensino – UBEE, Taguatinga, Distrito Federal”.
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000