Lançamento ocorreu durante a abertura solene da 10ª Oficina para Inclusão Digital, em Vitória, Espírito Santo
(Fotos: Luiz Goulart/Divulgação)
Vitória, 06/12/2011 - A secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto, anunciou o lançamento oficial do Fórum de Articulação das Ações de Inclusão Digital do Governo Federal. O fórum reúne 22 instituições que desenvolvem projetos de inclusão digital na esfera pública federal. O lançamento ocorreu durante a abertura solene da 10ª Oficina para a Inclusão Digital, em Vitória, nesta segunda-feira, e também teve a presença do secretário-executivo do MiniCom, Cezar Alvarez.
O fórum foi criado com o entendimento de que inclusão digital é uma política pública que vai além de infraestrutura, abrangendo, também, inclusão social, por possibilitar desenvolvimento econômico local. Por conta disso, o grupo tem como uma das metas formular e implementar estratégias para qualificação dos telecentros que, segundo Cezar Alvarez, "têm importância especial no desenvolvimento de ações como as Cidades Digitais".
Entre os objetivos do fórum também estão mapear os projetos de inclusão digital em andamento no Brasil, costurar as iniciativas para ganhar escala e enfrentar o isolamento e a redundância de ações e oferecer conhecimento sistematizado sobre boas práticas no âmbito da inclusão digital. De acord
o com a secretária Lygia Pupatto, "o objetivo final é potencializar as ações e, mais ainda, melhorar a qualidade de vida das pessoas".
Para Lygia, o lançamento desse fórum é o desenvolvimento do que a criação da Secretaria de Inclusão Digital, em maio de 2011, preconiza: "Articular todas as ações do governo no que diz respeito a inclusão digital. Existem diversas ações e precisamos refletir sobre elas: qual a abrangência, qual a efetividade, e quanto realmente elas estão mudando a vidas das pessoas".
Entre as instituições que compõem o fórum estão os ministérios da Saúde, da Educação, e do Desenvolvimento Agrário, além de empresas públicas, como a Embrapa e o Serpro, e instituições financeiras, como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. A primeira reunião do fórum será em fevereiro, ainda sem data definida.
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000