Secretária Lygia Pupatto falou sobre a sustentabilidade do projeto-piloto Cidades Digitais
(Foto: Robson Regato/ A Rede)
Brasília, 13/03/2012 - A secretária de Inclusão Digital do MiniCom, Lygia Pupatto, participou nesta terça, em São Paulo, do 11º Wireless Mundi, evento promovido pela Momento Editorial, que neste ano tem como tema "Cultura da Mobilidade". No painel “A construção de um modelo sustentável”, ela apresentou os destaques de sustentabilidade do projeto-piloto Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações, que possibilitará modernização da gestão pública em 80 cidades brasileiras, assim como a conexão de internet entre os órgãos municipais e os equipamentos públicos locais.
“Foi pensada a sustentabilidade de todo o projeto, desde o compromisso das prefeituras em convocar os servidores públicos para a capacitação, da aquisição de aplicativos de gestão, até a concessão de infraestrutura para instituições privadas ou públicas, que explorarão comercialmente a rede e, em contrapartida, oferecerão o retorno financeiro e técnico (manutenção da rede) à prefeitura”, destacou Lygia. A secretária informou, ainda, que o projeto preza pela simplicidade da implantação de uma tecnologia consolidada, pela facilidade de instalação e da manutenção da rede.
As cidades, que serão selecionadas em breve, por meio de edital, receberão a implantação de aplicativos de gestão para os setores financeiro, tributário, de saúde e educação, e os servidores públicos serão capacitados no uso específico dos softwares e nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), além da conexão de internet.
De acordo com a secretária do MiniCom, os resultados previstos pelo projeto-piloto são o aperfeiçoamento da gestão pública local, a melhoria da qualidade dos serviços prestados à sociedade e o desenvolvimento da economia local. “É um investimento do governo num projeto estruturante de longo prazo”, destacou.
O painel contou com um debate intenso sobre as soluções de sustentabilidade dos projetos para o setor: garantir que o investimento na digitalização das cidades traga retorno adequado e não seja perdido em redes ineficientes. Foram apresentados os casos ilustrativos de projetos já em execução pelo país, como o planejamento da rede recentemente inaugurada pela cidade de Vinhedo, em São Paulo, e da expansão da rede de fibra óptica do Estado para atender aos municípios capixabas.
Além da SID, tiveram representação a Secretaria de Ciência e Tecnologia do município do Rio de Janeiro, com Franklin Coelho; o Comitê de TIC da Secretaria de Governo da Prefeitura de Vinhedo (SP), com Gilberto Madeira; e o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo, com Lívio Zanol. O mediador foi o presidente da Abranet (Associação Brasileira de Internet), Eduardo Neger.
Publicado em 13/03/2012
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000