Brasília, 18/09/2012 - A Associação Brasileira de emissoras de rádio e TV (Abert) e a Associação Brasileira de Radiodifusão (Abra) apresentaram hoje ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, proposta contendo vários itens relacionados à ocupação da faixa de 700 MHz - do canal 14 ao 59 -, que ficará disponível depois da transição completa da TV analógica para digital.
(Foto:Herivelto Batista)
Bernardo destacou a complexidade da questão e disse que o governo segue estudando uma solução que seja razoável para todos e principalmente que leve em conta a principal premissa que é não deixar a população brasileira sem acesso livre e gratuito à TV aberta. Reafirmou ainda a necessidade de se começar imediatamente a discussão de acelerar o processo de digitalização da TV no país. Segundo Bernardo, a transmissão analógica e digital simultânea é dispendiosa e não deve permanecer.
Daniel Slavieiro, presidente da Abert, destacou que a proposta apresentada ao MiniCom levou em conta esta orientação do ministro, quando do primeiro encontro sobre o assunto, em julho passado, e lembrou que a situação brasileira é diferente de outros países onde a TV digital já foi implantada, já que, no Brasil, o acesso à TV aberta é quase universal.
Relatou problemas de interferência do 4G nas transmissões dos radiodifusores nos países onde o LTE funciona na faixa 800 MHz, esclarecendo que esta questão deve ser analisada antes de se falar em leilão da faixa de 700 MHz para a expansão da banda larga.
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000