MiniCom lança seleção de emissoras públicas para o Ginga BR. Labs

Iniciativa integra o Programa Ginga Brasil, que tem como objetivo incentivar a produção e a difusão de aplicativos para a TV digital

Brasília, 03/05/2013 - Para incentivar a produção de conteúdos interativos para a TV digital, o Ministério das Comunicações abriu nesta sexta-feira as inscrições para o Ginga BR. Labs. Vão ser escolhidas 10 emissoras públicas para receber um laboratório de testes de conteúdos e aplicações para o middleware Ginga, que permite a interatividade na TV digital brasileira. Além disso, quatro servidores de cada emissora escolhida vão passar por uma capacitação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) no desenvolvimento de aplicações para a TV digital.

Podem se inscrever até o dia 17 de junho as emissoras públicas vinculadas a estados, municípios ou universidades públicas que já transmitam programação em sinal analógico e tenham pedido a consignação do MiniCom para transmitir em sinal digital. As emissoras interessadas devem apresentar  proposta de um produto audiovisual ou um aplicativo para a TV que utilize a interatividade, assim como um plano de como usar esses recursos em sua programação. Toda a documentação deve ser enviada pelos Correios.

O Ginga BR. Labs faz parte do programa Ginga Brasil, que visa incentivar a produção e a difusão dos aplicativos interativos para a TV digital, tendo em vista que, desde o início do ano, 75% dos televisores digitais devem sair de fábrica com o Ginga. Em 2014, o percentual sobe para 90%.

O assessor da secretaria-executiva do MiniCom, James Görgen, explica que os critérios para escolha dos projetos são abertos e as ideias inovadoras ganham vantagem: “Os critérios que estão no edital são muito abertos, no sentido de que a gente espera projetos inovadores. Vai contar muito a criatividade e a aplicação, a utilidade daquele recurso na programação da emissora”.

Como exemplos de conteúdos que podem ser desenvolvidos estão aplicativos de governo eletrônico, que dão acesso a serviços públicos pela televisão, ou produtos audiovisuais como séries e documentários que utilizem a interatividade. Os documentos necessários e as instruções para a inscrição podem ser vistas na portaria publicada hoje no Diário Oficial. Para acessar, clique aqui.

Ministério das Comunicações

Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000

Entidades Vinculadas

O conteúdo deste sítio pode ser distribuído de acordo com os termos da licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil (CC BY 3.0). Icons by DryIcons.