Assim como no Brasil, o swith-off mexicano será realizado de forma escalonada
Brasília, 28/05/2013 - A cidade mexicana de Tijuana é a primeira da América Latina a realizar o desligamento total do sinal analógico de TV. O switch-off teve início na madrugada desta terça-feira (28) e será encerrado até o fim do dia. Segundo dados da Comissão Federal de Telecomunicações (Cofetel), órgão que regula o setor, mais de 90% da população da cidade já tem acesso aos sinais digitais de TV.

O assessor da Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Flávio Lenz, está em Tijuana acompanhando o passo a passo do desligamento. Em seguida, participará de um seminário realizado pela Cofetel na Cidade do México, onde a experiência será debatida. “Acompanhar a primeira transição da TV analógica para a digital realizada em uma cidade latino-americana está sendo uma experiência muito importante. Certamente vai nos ajudar na preparação do desligamento do sinal analógico no Brasil, o que deve ter início em 2015”, destaca.
Segundo Lenz, os técnicos mexicanos têm colaborado bastante com o Brasil por meio de intercâmbio de informações, especialmente sobre o programa de subsídios implementado no país. Enquanto nos Estados Unidos a população recebeu cupons para comprar conversores digitais, o governo mexicano realizou uma grande compra governamental e distribuiu os equipamentos. “Conhecendo os prós e contras de cada modelo, fica mais fácil identificar qual a melhor opção para a realidade brasileira”, explica.
Além do assessor da Secretaria de Telecomunicações, outro integrante do ministério também acompanha a experiência mexicana. O coordenador do subgrupo de trabalho de pós-outorga da Secretaria de Comunicação Eletrônica, William Zambelli, tem verificado, no local, as soluções adotadas para resolver problemas de cobertura. Fazem parte da agenda do técnico, ainda, a observação de resolução de possíveis interferências e a política de financiamento dos radiodifusores.
Assim como deve acontecer no Brasil, o swith-off mexicano será realizado de forma escalonada e deve ser concluído até o fim de 2015.
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000