Representante do governo brasileiro lidera Fórum Internacional de TV Digital

A indicação do secretário de Comunicação Eletrônica, Genildo Lins, foi feita em Montevideo, na semana passada

Brasília, 03/06/2013 – Pela primeira vez, um representante do governo brasileiro vai comandar o Fórum ISDB-T Internacional, que reúne os 14 países que já adotaram o padrão nipo-brasileiro de TV Digital. O cargo de secretário-geral do Fórum será ocupado durante um ano pelo secretário de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Genildo Lins. A decisão foi anunciada durante reunião ocorrida no Uruguai, na semana passada.

O Fórum Internacional ISDB-T busca a harmonização das normas técnicas entre todos os países que adotarem o padrão nipo-brasileiro de TV Digital. A função de secretário-geral é organizar as atividades do Fórum.

Historicamente, o cargo era ocupado por representantes do setor privado. A indicação de Genildo Lins foi feita pelo Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), composto por indústria, academia e radiodifusores (o governo tem assento nas reuniões, mas não integra o fórum). Para Genildo Lins, isso significa que o governo tem feito um bom trabalho e vem conduzindo de forma correta o processo de digitalização da TV no Brasil.

No Fórum ISDB-T Internacional, os países fazem a harmonização internacional das normas técnicas do padrão de TV Digital. Nas reuniões, são discutidas as ações de cada país na implementação do sistema, como detalhes técnicos que envolvem a padronização de softwares e hardwares.

Um dos assuntos que teve destaque na reunião ocorrida no Uruguai, segundo o secretário, foi o Ginga - middleware que permite a interatividade na TV Digital. O objetivo do Fórum Internacional é uniformizar a linguagem do Ginga em todos os países que adotarem o padrão nipo-brasileiro de TV Digital.

 

 

 

 

Ministério das Comunicações

Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000

Entidades Vinculadas

O conteúdo deste sítio pode ser distribuído de acordo com os termos da licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil (CC BY 3.0). Icons by DryIcons.