Ministro negocia com provedores redução do preço da banda larga

Ouça aqui entrevista

Empresas deverão apresentar planilha de custos da cadeia de fornecimento do serviço
Repórter: Na primeira reunião com provedores regionais sobre o Plano Nacional de Banda Larga, o Ministro das comunicações, Paulo Bernardo, deixou claro o objetivo da negociação: o governo quer trabalhar em parceria com o setor privado para reduzir o preço da banda larga ao consumidor. A intenção é conhecer quais as dificuldades e custos que os provedores têm para baratear o serviço. Hoje, de acordo com as quatro associações que estavam na reunião com o ministro, o preço médio de oferta para o cliente fica em torno de sessenta reais para uma conexão de 512 quilobits por segundo. O governo quer que esse valor chegue, ao menos, à casa dos trinta e cinco reais. Por isso, os provedores saíram do encontro com uma tarefa a cumprir: apresentar à área técnica do ministério das comunicações uma planilha com todos os detalhes da cadeia de fornecimento do serviço – incluindo custos operacionais e os encargos. A partir daí, os técnicos do ministério vão verificar o que o governo pode fazer na negociação, como explica o ministro Paulo Bernardo.

Ministro Paulo Bernardo: Nós queremos saber o preço que eles vão praticar no mercado. O nosso problema aqui é o preço que vocês vão praticar no mercado. Nós vamos nos debruçar, arregaçar as mangas em cima dessas questões e tanto quanto possível vamos ajudar, mediar.

Repórter: A abertura que o ministro Paulo Bernardo demonstrou durante a reunião foi elogiada pelos próprios provedores. Mas Bernardo fez questão de frisar: a intenção do Ministério é beneficiar, acima de tudo, a população e massificar a banda larga.

Ministro Paulo Bernardo: Nós não estamos fazendo isso porque queremos ajudar vocês ou porque queremos fazer filantropia com os provedores regionais de internet. Nós queremos que vocês tenham condições de um lado e tenham disposição de oferecer de outro.

Assim que os provedores apresentarem o detalhamento de custos da cadeia produtiva, uma nova reunião será marcada com integrantes do Ministério. Dessa vez, com técnicos da Secretaria de Telecomunicações.

Do Ministério das Comunicações, João Eduardo Sena.
Ministério das Comunicações

Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000

Entidades Vinculadas

O conteúdo deste sítio pode ser distribuído de acordo com os termos da licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil (CC BY 3.0). Icons by DryIcons.