Nova secretaria vai centralizar infraestrutura dos programas de inclusão digital
Minicom será responsável pela conexão dos programas e pelo fornecimento de equipamentosOuça a entrevista.Repórter: O Ministério das Comunicações vai contar com uma secretaria de inclusão digital para coordenar os programas federais de conexão e apoio aos pontos públicos de acesso à internet.
O objetivo é centralizar a conexão e a distribuição de equipamentos aos projetos de vários ministérios. Para isso, serão concentradas nessa secretaria, iniciativas que já vem sendo executadas pelo Ministério das Comunicações, como explica a chefe de gabinete da secretaria-executiva, Elisa Peixoto:
Elisa Peixoto – Os três grandes exemplos que hoje são coordenados por essas três áreas é, na área da coordenação geral de projetos especiais, o Telecentros Comunitários, da área de inclusão digital da Secretaria de Telecomunicações, o Gesac vai para essa nova secretaria e também vêm do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão dois projetos, o Telecentros.BR e o Computadores para Inclusão, que é um projeto de reciclagem de computadores. A nossa intenção maior é que toda a parte de fornecimento de infraestrutura seja feita pelo Ministério das Comunicações. Por infraestrutura, eu me refiro tanto à conectividade como a equipamentos.
Repórter: O Gesac conecta hoje mais de dez mil pontos de acesso, enquanto a coordenação de projetos especiais é responsável pela doação de kits de mobiliário e equipamentos de informática a telecentros e bibliotecas públicas, por exemplo.
A criação da secretaria de inclusão digital está na proposta de decreto para reestruturação do Ministério, que está em fase final de elaboração.
De Brasília, João Eduardo Sena.