Minicom trabalha para expandir a interatividade na TV Digital

Ouça a entrevista

Proposta elaborada pelo ministério prevê que os aparelhos já saiam de fábrica com a ferramenta que garante a interatividade, o Ginga.

 

Repórter: O Ministério das Comunicações tem concentrado esforços para que as vantagens da TV Digital saiam do papel de vez. O sinal de som e imagem em alta definição chegou a todos os estados brasileiros. Já é possível ter TV no celular, dentro do carro, em computadores portáteis. As duas primeiras etapas - da mobilidade e da qualidade de som e imagem - já foram cumpridas. Agora, para que o decreto que instituiu o sistema nipo-brasileiro como padrão no país seja de fato implementado, falta apenas um passo: a interatividade. Com o uso de uma ferramenta desenvolvida por técnicos brasileiros, o Ginga, será possível que o telespectador participe de enquetes pela própria televisão, consulte saldos bancários, serviços de governo ou faça compras de algo que tenha visto, por exemplo, em uma novela. As normas técnicas para que os televisores cheguem ao mercado com o Ginga já foram definidas: são seis especificações publicadas no ano passado. De acordo com o assessor da Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Flávio Lenz, o governo tem cumprido seu papel.

 

Flávio Lenz, assessor da Secretaria de Telecomunicações do MC: Não há nenhum empecilho para que a indústria tenha as suas implementações de Ginga. Todas as especificações estão prontas. Todas as normas técnicas estão prontas e publicadas pela ABNT.

 

A ideia do Ministério das Comunicações é que o Ginga chegue ao mercado junto com o conversor integrado à TV – num pacote só. Uma proposta elaborada pelo Minicom prevê que as TVs já adaptadas ao sinal digital  já venham com o Ginga de forma obrigatória ainda este ano. A proposta está em estudo em outros dois ministérios: na pasta da Ciência e Tecnologia e no Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

De Brasília, Andréa Xavier

Ministério das Comunicações

Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000

Entidades Vinculadas

O conteúdo deste sítio pode ser distribuído de acordo com os termos da licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil (CC BY 3.0). Icons by DryIcons.