Ministro das Comunicações quer interatividade na TV sem aumento de preços

Ouça a matéria completa

Bernardo se encontrou com representantes do Fórum de TV Digital para discutir o assunto

Repórter:  O ministro das comunicações, Paulo Bernardo, teve, nesta quarta-feira, a primeira reunião com representantes do fórum brasileiro de TV Digital. A interatividade e a necessidade de levar a nova tecnologia a toda a população do País estiveram em pauta. Bernardo frisou que a ideia é massificar a TV digital até o fim do sistema analógico, previsto para 2016 – tudo sem alta de preços e de forma que os telespectadores possam usar os recursos de interatividade. É o caso da marcação de consultas, participação em enquetes e acesso a saldos bancários pela tela da TV. O ministro pediu que os representantes do fórum encaminhem um documento com a posição formal da indústria sobre a obrigatoriedade da produção de televisões interativas. Outro assunto discutido na reunião foi a importância da presença do Brasil no fórum internacional sobre o padrão nipo-brasileiro, marcado para os dias 28 e 29 de março no Chile. Na mesa de discussões, vai estar o papel da TV digital na integração política da América Latina, como ressalta o secretário de telecomunicações do Minicom, Nelson Fujimoto.

Secretário de Telecomunicações, Nelson Fujimoto: O Brasil liderou esse processo de ampliação da escala da TV Digital do sistema nipo-brasileiro. Então, a importância do Brasil é indiscutível. É importante também que a gente consiga integrar não só tecnica mas agora politicamente os outros países nesse esforço de adoção do sistema e de desenvolvimento também do sistema.

Repórter: O fórum internacional vai reunir integrantes de governos dos doze países que adotaram o sistema nipo-brasileiro de TV digital. A expectativa é que também participem observadores internacionais de nações que ainda estudam adotar o padrão. É o caso da Nicarágua, de Angola e da Guatemala.

De Brasília, Andréa Xavier

Ministério das Comunicações

Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000

Entidades Vinculadas

O conteúdo deste sítio pode ser distribuído de acordo com os termos da licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil (CC BY 3.0). Icons by DryIcons.