Repórter: O fortalecimento do Ministério das Comunicações com a nova gestão foi o assunto que pautou o começo das discussões no Seminário de Políticas de TeleComunicações, realizado em Brasília nesta quinta-feira. O papel do Ministério ainda vai se tornar mais abrangente agora que o MiniCom deve atuar também em outra vertente: no estímulo à produção de equipamentos na área de telecomunicações. Tanto é que no discurso de abertura do evento, o ministro Paulo Bernardo disse que a pasta vai integrar o Conselho de políticas industriais do governo. Pode ganhar pontos, com isso, a produção brasileira de tablets, computadores portáteis em forma de pranchetas. A ideia, de acordo com Bernardo, é desonerar os produtos, encaixando-os como notebooks na taxação de impostos. Basta apenas fazer mudanças em uma norma do Mercosul. É o que afirma o ministro Paulo Bernardo.
Ministro Paulo Bernardo: Nós podemos fazer o enquadramento. Acho que, inclusive, estamos defasados em relação a outros países que já fizeram. Isso não só vai ajudar a baratear o preço – porque nós vamos abrir mão de impostos e isso significa preço menor –, como também vai ajudar nas nossas exportações. Nós podemos produzir mais e exportar também.
Repórter: Com a renovação do papel do MiniCom, a própria organização do Seminário teve de se adequar. Antes realizado na Universidade de Brasília, o evento deste ano teve de ir para um local maior. Na abertura, o fortalecimento do Ministério também foi destacado por um dos organizadores, Rubens Glasberg.
Rubens Glasberg, Converge Comunicações: E eu acredito que, passados mais de dez anos da privatização, a partir do balanço que se pode fazer dessa experiência, é chegado o momento de renovar, de repensar esse modelo e ver como nós vamos daqui para a frente.
Repórter: O seminário também contou com a presença do secretário-executivo do Ministério, Cezar Alvarez, e com o presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg.
De Brasília, Andréa Xavier
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000