Repórter: Em 2011, o Ministério das Comunicações passa a ser o órgão responsável pela coordenação dos projetos de inclusão digital do governo, espalhados por treze ministérios. Antes, a Casa Civil concentrava as ações. Agora por determinação da Presidenta Dilma Roussef, os programas que estão em outras pastas continuam lá, mas sob as diretrizes do MiniCom. Há projetos que levam, por exemplo, a internet a assentamentos rurais e pontos de cultura, além de banda larga às escolas urbanas. Ao falar sobre o assunto, o ministro Paulo Bernardo destacou que a telefonia rural está entre os programas a ganharem impulso este ano. A faixa de 450 MHz vai ficar disponível para o campo assim que a Polícia Federal, que hoje ocupa o espectro, conseguir recursos para comprar novos equipamentos e operar em outra banda. No Seminário de TeleComunicações realizado em Brasília nesta quinta-feira, Paulo Bernardo ressaltou a importância de programas para a população rural.
Ministro Paulo Bernardo: Quem mora no campo quer ter uma estrada, pelo menos razoável, quer ter luz elétrica, quer ter telefone. Então, você tem que garantir esse tipo de conforto para as pessoas.
Repórter: De acordo com Bernardo, já está em fase de preparação o primeiro encontro do Fórum que reúne as áreas de governo responsáveis por programas de inclusão digital.
De Brasília, Andréa Xavier
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000