MiniCom fiscaliza pontos do programa Gesac em três estados

Ouça a matéria completa

 

 

Repórter: Três equipes do Ministério das Comunicações foram a campo nesta semana para verificar o funcionamento de pontos do Gesac, programa do governo que fornece a conexão de internet a lugares onde nem sempre a web chega. É o caso de comunidades quilombolas e assentamentos rurais. A fiscalização está sendo feita em 71 pontos de três estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins. E é a primeira realizada este ano. Em 2010, o Ministério das Comunicações vistoriou 368 locais do país. Em 2009, foram feitas 232 inspeções. Os pontos escolhidos fazem parte de uma amostragem a ser cumprida todos os anos por determinação da Controladoria-Geral da União. O diretor do Departamento de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Heliomar Medeiros, explica o que fica na mira dos servidores na hora de inspecionar os pontos Gesac.

Diretor do Departamento de Inclusão Digital, Heliomar Medeiros: A fiscalização de campo tem o objetivo de verificar a conformidade dos pontos de presença em relação ao programa Gesac, se tem número suficiente de computadores, se está aberto em número suficiente de horas, se não tem cobrança para acessar a internet.

Repórter: Se os servidores do MiniCom encontrarem irregularidades, a punição mais leve a ser aplicada é uma advertência para que os problemas sejam corrigidos. Se os erros persistirem, o ponto de conexão do Governo Federal pode ser retirado do local. Os servidores que foram a campo na primeira fiscalização de 2011 devem encerrar os trabalhos nesta sexta-feira. Hoje, o programa Gesac chega a 10.700 lugares diferentes em todo o país.

De Brasília, Andréa Xavier

Ministério das Comunicações

Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000

Entidades Vinculadas

O conteúdo deste sítio pode ser distribuído de acordo com os termos da licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil (CC BY 3.0). Icons by DryIcons.