Mais cidades da Região Norte serão incluídas no PNBL

Ouça a matéria completa.

 

Repórter: O programa nacional de banda larga deve passar por uma revisão para atender melhor as cidades da Região Norte do país. O anúncio foi feito pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, durante audiência pública no Senado. Nos Estados que fazem parte da Região Norte, apenas treze por cento dos domicílios têm conexão banda larga, contra mais de quarenta por centos no Sul e no Sudeste. Roraima e Amapá, que hoje estão fora do programa de banda larga, vão entrar na lista de locais a serem beneficiados. O ministro Paulo Bernardo diz que o objetivo é a inclusão digital.

 

Ministro Paulo Bernardo: Nós estamos trabalhando pra resolver pelo menos a maior parte desses problemas de desigualdes regionais. Quando nós fizemos o Plano Nacional de Banda Larga, a conclusão que nós tiramos é de que nós não temos como prometer que vamos fazer no Amapá ou no Estado de Roraima, porque não tinha opção técnica. Hoje, menos de um ano depois, já temos uma mudança.

 

Repórter: Uma das possibilidades para levar a internet a essas regiões é usar a rede de fibra óptica do gasoduto entre as cidades de Coari e Manaus, no Estado do Amazonas. Outra alternativa é aproveitar a linha de energia que vai atravessar Pará, Amazonas e chegar até o Amapá. O ministro, no entanto, avisa que vai ser necessário enfrentar as dificuldades técnicas e ambientais na região.

 

Ministro Paulo Bernardo: Só para ter uma ideia, para transpor o rio, nós vamos usar torres que terão altura superior a duzentos metros. Ainda não foi dada, para instalar as torres, autorização – eu acho que é justificável isso – para ter estrada. Então, as torres serão levadas por helicóptero. Serão desmontadas e montadas.

 

Repórter: O Programa Nacional de Banda Larga pretende levar internet em alta velocidade a preços mais baixos para as cidades onde a web não chega hoje.

 

De Brasília, Kleber Farias.

Ministério das Comunicações

Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000

Entidades Vinculadas

O conteúdo deste sítio pode ser distribuído de acordo com os termos da licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil (CC BY 3.0). Icons by DryIcons.