Senhor Presidente do Conselho de Operações Postais,
Senhor Diretor-Geral da UPU,
Prezados colegas,
As exportações pela via postal no Brasil fizeram seu décimo aniversário em dezembro do ano passado.
Nesse período, como salientou o senhor Edouard Dayan, temos verificado um crescimento constante dos volumes exportados.
No ano passado, mais de US$ 220 milhões em mercadorias foram exportados pela via postal, alcançando o montante acumulado de US$ 1 bilhão.
Tal sucesso ultrapassou nossas fronteiras e, por meio de uma parceria com a IIRSA, organismo intergovernamental responsável pela integração das infraestruturas da América do Sul, e o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento e da União Postal das Américas, Espanha e Portugal, o governo brasileiro, com o apoio dos Correios brasileiros, desenvolveu uma metodologia para disseminar essa experiência nos países da América do Sul.
Hoje, esses países colhem os benefícios da acertada decisão de investir nos operadores postais, transformando-os em verdadeiros parceiros em suas políticas de comércio exterior. Peru, Uruguai, Colômbia, Equador e, proximamente, Argentina e Chile, já contam com esta poderosa ferramenta.
Por iniciativa do Ministério das Comunicações do Brasil, mais uma vez com o apoio dos Correios brasileiros, propusemos à União Postal Universal a assinatura de um acordo de cooperação, com a intenção de desenvolvermos, em comum, um conjunto de ferramentas que auxiliarão os governos e operadores designados dos países membros desta União em seus esforços de implementar em seus respectivos territórios, um projeto similar ao implementado no Brasil e nos países mencionados acima.
É com grande satisfação que assino essa declaração comum hoje, reafirmando a vocação de meu país na cooperação, assegurando à UPU nosso apoio em suas ações nessa área.
Obrigada pela atenção.
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000