Monitores do Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Pará, Piauí e Roraima vão receber curso de capacitação do Ministério das Comunicações
Brasília (DF) - Até sexta-feira 14, cerca de 200 monitores de telecentros receberão aulas de hardware, software e redes em sete estados brasileiros. O curso que faz parte do “Projeto Formação Gesac”, é realizado nos Institutos Federais de Ciência e Tecnologia dos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Pará, Piauí e Roraima. A previsão é que, até a metade de fevereiro, sejam atendidas 600 pessoas em 26 estados.
O objetivo do “Projeto Formação Gesac” é possibilitar acesso as pessoas que frequentam os Pontos Gesac e os Telecentros instalados pelo Governo Federal em mais de 11 mil localidades de todo país. Com duração inicial de um ano, o projeto-piloto capacita em tecnologias de informação e comunicação monitores de cerca de 700 telecentros.
Desde setembro de 2010, aulas hardware, software e redes, além de cidadania e comunicação, são ministradas por professores e alunos-tutores dos Institutos Federais e por promotores de inclusão digital. O curso é realizado presencialmente e por meio de educação à distância. Mas para receber Certificado de Formação, os monitores deverão repassar conhecimento à mais três pessoas em sua comunidade. O objetivo é que o conhecimento não se concentre somente com uma pessoa. Também é uma forma de disseminar as informações recebidas, garantindo que a comunidade se beneficie da proposta.
Em todo o país, essa ação de inclusão digital chega a diversos tipos de comunidades. Os participantes são representantes de pontos de áreas urbanas, de comunidades rurais, indígenas, ribeirinhas e quilombolas. O projeto é desenvolvido pelo Ministério das Comunicações em parceria com o Ministério da Educação, a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Conheça mais sobre o Projeto: www.formacao.gesac.gov.br
Conheça a rede social do Projeto: www.redegesac.net
Veja abaixo os estados e municípios atendidos nestaa semana de 10 a 14 de janeiro:
AMAZONAS
Serão atendidos 18 monitores, representantes de Pontos Gesac dos municípios de Barcelos, Humaitá, Itacoatiara, Parintins, Silves, Tabatinga, Benjamin Constant e São Gabriel da Cachoeira.
BAHIA
Serão atendidos 29 monitores, representantes de telecentros Gesac dos municípios de Abaré, Angical, Araci, Banzaê, Barra, Bom Jesus da Lapa, Curaçá, Ibotirama, Ipirá, Irecê, Juazeiro, Lençóis, Malhada, Morpará, Oliveira dos Brejinhos, Paulo Afonso, Pilão Arcado, Pintadas, Retirolândia, Rio de Contas, Rodelas, São Gabriel, Seabra e Vitória da Conquista.
CEARÁ
Serão atendidos 37 monitores, representantes de Pontos Gesac dos municípios de Fortaleza, Amontada, Aquiraz, Aracoiaba, Aurora, Barro, Beberibe, Capistrano, Caucaia, Guaraciaba do Norte, Guaramiranga, Icapuí, Itapiúna, Itarema, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Palmácia, Redenção, Russas, Trairi, Canindé, Monsenhor Tabosa, Assaré, Santana e Tabera.
GOIÁS
(Também recebe alunos dos estados de Tocantins, Mato Grosso e do Distrito Federal) Serão atendidos 33 monitores, representantes de Corumbá de Goiás (GO), Planaltina (GO), Corumbaíba (GO), Dianópolis (TO), Baliza (GO), Olhos D´água, São joão d`aliança, Alto Paraiso (GO), Palmeiras de Goiás (GO), Abadiânia (GO), Água Fria (GO), Cavalcante (GO), Mimoso de Goiás (GO), Paranoá (DF), Santo Antônio do Descoberto (GO), Cocalzinho (GO), Campo Grande (MS), Sidrolândia (MS), Porto Murtinho(MS), Colônia Ingazeira, Dourados(MS), Caarapó(MS), Coronel Sapucaia(MS), Campo Grande(MS), Monte Alegre de Goiás(GO). Brasília (DF), Ceilândia(DF), Filadélfia (TO), Palmas (TO), Porto Nacional (TO), Santa Fé do Araguaia (TO).
PARÁ
Serão atendidos 28 monitores que são representantes de Pontos Gesac dos municípios de Belém, Rondon do Pará, S.C Odivelas, Mosqueiro-Belém, Belterra, Brasil Novo, Pacajá, Santarém, Uruará, Vitória do Xingu, Juruti, Altamira, Medicilândia, Nova Ipixuna, Itupiranga, Porto de Moz, Sen . José Porfirio, Anapu, Eldorado dos Carajás, Novo Repartimento e Salvaterra-Marajó.
PIAUÍ
Serão atendidos 23 monitores que são representantes de Pontos Gesac dos municípios de Teresina, Gilbuies, Matias Olímpio, Porto, Miguel Alves, São Braz do Piauí, Morro do Chapéu, Fartura, Jurema, Paulistana, Brejo do Piauí e Carnaúbas do Piauí.
RORAIMA
Serão atendidos 34 monitores, representantes de telecentros Gesac dos municípios de Boa Vista, Alto Alegre, Amajari, Bonfim, Cantá, Normandia, Pacaraima, Rorainópolis, Uiramutã, Amajari e Cantá. Comunidades indígenas também participam da formação.
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000