Brasília, 21/08/2012 - A presidenta da República, Dilma Rousseff, recebeu nesta terça-feira o presidente do conselho e CEO da empresa norte-americana de tecnologia Qualcomm, Paul Jacobs, em audiência no Palácio do Planalto. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, acompanhou a audiência e destacou o interesse manifestado pela Presidenta na aplicação das tecnologias desenvolvidas pela Qualcomm no monitoramento de serviços públicos de saúde, educação e outros.
(Foto: Herivelto Batista)
Segundo Bernardo, Dilma Roussef afirmou que as tecnologias móveis podem ajudar o governo a melhorar os serviços públicos e ressaltou a importância da informação e da transparência.
Paul Jacobs destacou a parceria da Qualcomm com o Comitê Olímpico Brasileiro em Londres, quando foi testado o uso intensivo de telemedicina para verificar o desempenho dos atletas brasileiros nas Olimpíadas, experiência que, ressaltou, espera ver repetida nas Olimpíadas do Rio em 2016.
Segundo Jacobs, a Qualcomm está promovendo um concurso mundial com prêmio de US$ 10 milhões que será concedido a quem apresentar o melhor projeto de dispositivo móvel para o diagnóstico de doenças, ampliando o uso da telemedicina.
O CEO da Qualcomm disse ainda que a empresa trabalha no desenvolvimento de um chip compatível com as faixas do 4G no Brasil que, ao contrário dos demais países que operam na faixa de 700 megahertz, no Brasil foi também licitada a faixa de 2,5 gigahertz.
Em abril, o Ministério das Comunicações e a Qualcomm assinaram um memorando de entendimentos que prevê a instalação de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento focado para tablets e a criação de um laboratório para apoiar desenvolvedores brasileiros de aplicativos para smartphones e tablets, ambos no Estado de São Paulo.
De acordo com a Qualcomm, o Brasil foi escolhido entre os demais países emergentes para os investimentos da empresa porque apresenta grande crescimento econômico e oferta de profissionais qualificados.
(Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
A empresa americana também planeja cooperar com a indústria nacional de eletroeletrônicos e com os centros de educação e tecnologia brasileiros no campo de comunicação sem fio, bem como está prevista a alocação de parcela do fundo de investimento da empresa com o objetivo de fomentar startups de várias tecnologias no país.
A contrapartida do governo brasileiro na parceria é a criação de incentivos para a produção local de smartphones, com a inclusão do aparelho na Lei do Bem, por meio da medida provisória nº 563, que aguarda sanção presidencial. “A medida deverá reduzir significativamente o preço final dos aparelhos, aumentando a presença dos telefones inteligentes para 4 em cada 5 telefones celulares vendidos; atualmente, a cada 5 celulares comercializados, apenas 1 é smartphone”, afirma o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.
Banda Larga 0800 – O primeiro projeto realizado em parceria entre o MiniCom e a Qualcomm foi o da tarifação inversa de conexão, a chamada Banda Larga 0800. A ideia foi proposta pela empresa norte-americana e consiste na adaptação do serviço telefônico 0800 para conexões a determinados serviços, a partir de dispositivos móveis (celulares, tablets ou modems 3G).
O projeto-piloto foi realizado na cidade de São Sebastião, a 25 quilômetros de Brasília. Oitenta moradores da cidade foram selecionados para receberem smartphones e usarem, durante algumas semanas, um site preparado para não cobrar pela conexão.
A Qualcomm está entrevistando os participantes do projeto-piloto e vai preparar um relatório sobre a utilização do sistema e os serviços mais procurados pelos participantes.
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000