São Paulo, 30/11/2012 - O 4G vai mudar o modo como as pessoas lidam com a telefonia. Esta é a opinião do Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, manifestada aos funcionários do Grupo Bandeirantes durante a Convenção Anual do Grupo realizada em São Paulo, na última sexta-feira.

Segundo Bernardo, o acesso à telefonia de quarta geração, que estará disponível em algumas cidades brasileiras já em 2013, permitira velocidades de acesso à internet até dez vezes superiores ao atual 3G. Destacou que esta nova realidade irá trazer novos hábitos e o serviço de voz poderá ser o menos utilizado nos modernos smartphones.
"Estamos esperando grandes e extraordinárias mudanças na telefonia e no acesso à internet", disse Bernardo na Convenção Anual do Grupo Bandeirantes.
O ministro das Comunicações reafirmou a posição do governo em defesa da liberdade de expressão e garantiu que não se pensa em "nenhum tipo de controle já que a liberdade democrática é uma conquista que deve ser mantida". Bernardo destacou que uma nova Lei de Comunicações Eletrônicas é uma questão que deve ser enfrentada e discutida já que a legislação do setor de radiodifusão está muito ultrapassada, ocasionando um emaranhado de portarias, decretos que confundem o gestor público.
Destacou que a nova lei de TV por assinatura abre um cenário de expansão e grandes oportunidades para buscar novos negócios e ressaltou o sistema especial do Brasil, com sua TV aberta e gratuita presente em quase cem por cento dos lares brasileiros. Segundo Bernardo, apesar do forte crescimento da TV por assinatura, é pouco provável que supere a TV aberta e acrescentou que o modelo de TV digital em estudo visa garantir a gratuidade da TV aberta.
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000