Foi dada a largada para o 4G no Brasil

Recife, 13/12/12 - Recife é a primeira cidade a contar com o serviço 4G comercialmente. O Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, participou na capital pernambucana do lançamento oficial realizado pela operadora Claro, que começa a vender o smartphone e o chip 4G. Os pernambucanos terão oportunidade de testar velocidades de até 10 vezes superiores ao alcançado com a tecnologia 3G para acesso à internet.

4G Recife2

Segundo o presidente da Claro, Carlos Zenteno, a empresa pretende investir cerca de R$ 6 bilhões na implantação da tecnologia 4G no Brasil e adiantou que, nesta primeira fase, serão investidos cerca de R$ 500 milhões.

Para o ministro Paulo Bernardo, a postura da Claro foi importante para fazer a tecnologia avançar mais rapidamente no Brasil. “Temos grandes expectativas com o 4G”, destacou, “já que, no ano passado, o número de linhas praticamente dobrou e o 3G está ficando congestionado. Com a nova tecnologia , além de possibilitar a navegação com muito mais velocidade, a tendência é melhorar o 3G”. Destacou ainda que este cenário de crescimento da telefonia aliado à  internet é irreversível, reflete o que o mercado quer.

Bernardo reafirmou que o Brasil precisa de serviços de maior qualidade na internet, “primeiro porque a população quer e segundo por causa dos grandes eventos que o país sediará como a Copa das Confederações, Copa do Mundo de futebol e as Olimpíadas 2016.

O Ministro das Comunicações comemorou a aprovação na Comissão de Ciência e Tecnologia no Congresso Nacional do projeto que regulamenta a colocação de antenas para os serviços de telecomunicações. Segundo Bernardo, a definição em lei federal de padrões para a instalação de antenas de rede irá facilitar a implantação dos serviços no país. O ministro destacou que vários municípios brasileiros têm legislação altamente restritiva que dificultam a expansão dos serviços e prejudicam a qualidade.

Ministério das Comunicações

Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000

Entidades Vinculadas

O conteúdo deste sítio pode ser distribuído de acordo com os termos da licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil (CC BY 3.0). Icons by DryIcons.