Governo peruano realizou fórum de discussão por meio de videoconferência
Brasil, 11/01/2013 – Representantes do Ministério das Comunicações e da Anatel participaram, nesta quinta-feira (10), por meio de videoconferência, de um fórum de discussão promovido pelo governo do Peru sobre as alterações realizadas no Regulamento das Telecomunicações Internacionais durante a Conferência Mundial das Telecomunicações Internacionais. O governo peruano ainda não decidiu se assinará o novo tratado.
Durante o debate, que também contou com a participação de representantes do governo dos Estados Unidos, o especialista em políticas públicas e gestão governamental do MiniCom Diogo Ferreira destacou todo o processo preparatório para a Conferência e a ampla discussão que houve entre os países. Além disso, ressaltou a necessidade de atualização do tratado.
“Várias propostas brasileiras e interamericanas foram aprovadas. Uma delas, por exemplo, destaca a importância de se evitar a cobrança inadvertida em áreas de fronteira, tema que já vem sendo trabalhado há alguns anos pelos países do Mercosul e, antes disso, especificamente por Brasil e Peru”, argumentou.
Outra questão destacada pelo representante do MiniCom foi a importância dos pontos regionais de troca de tráfego. “Esta é uma disposição muito importante para reduzir os custos e melhorar a qualidade da conectividade nos países em desenvolvimento”, afirmou, lembrando que também há iniciativas regionais nesse sentido, como o anel óptico da América do Sul, que está sendo desenvolvido no Conselho Sul-Americano de Infraestrutura e Planejamento (COSIPLAN ), sob a presidência do Peru.
Realizada no último mês de dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes, a conferência atualizou o tratado internacional sobre telecomunicações, cuja primeira versão foi aprovada em 1988. Na ocasião, o documento foi assinado por 89 países e a expectativa é que outros países assinem o documento após discussão interna no âmbito de seus governos.
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000