Reinaugurado o sistema de Telecom na Base da Antártica

Rio, 20/02/2013 - Com uma videoconferência entre o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, executivos da operadora Oi, lotados no Rio de Janeiro, e o Almirante de Esquadra Julio Soares de Moura Neto, que estava na Estação Antártica Comandante Ferraz, foi reinaugurado o sistema de telecomunicações da base brasileira na Antártica, destruído pelo fogo.

Antartica P1000902

O diretor de Inovação e Novos Negócios da Oi, Pedro Ripper, disse que fica "retomado a prestação de serviços de telecomunicações no Continente Antártico, sem custo para o governo". Esclareceu que a operadora presta este serviço à Marinha desde 2006 e destacou que a velocidade de conexão é de 1 megabit/s dedicado, o que equivaleria a cerca de 15 mega no sistema ordinário. Informou ainda que a companhia iniciou em dezembro de 2012 os preparativos para a reconstrução da nova infraestrutura de telecomunicações na base brasileira que enfrenta situações adversas com baixas temperaturas e ventos de até 200km.

Bernardo disse estar satisfeito em participar do evento em que as comunicações integradas fariam diminuir a distância entre os dois continentes, unindo as famílias dos técnicos e cientistas da base.

Segundo o comandante Moura Neto,o custo total da reconstrução ficará em cerca de R$ 100 milhões e já foram disponibilizados R$ 40 milhões. Destacou que a Estação Antártica deverá estar em pleno funcionamento em 2014 e que será feita uma licitação para uma nova base na Antártica e prevê que o início das obras aconteça em novembro ou dezembro de 2013.

Ministério das Comunicações

Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000

Entidades Vinculadas

O conteúdo deste sítio pode ser distribuído de acordo com os termos da licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil (CC BY 3.0). Icons by DryIcons.