MiniCom participa de feira na Alemanha e espera atrair investidores para o Brasil

Evento  é o principal fórum mundial de tecnologia da informação e comunicação

Brasília, 26/02/2013 – O Ministério das Comunicações vai representar o Brasil na principal feira internacional voltada para as tecnologias da informação e da comunicação (TICs), a CeBIT. O encontro acontece entre 5 e 9 de março em Hannover, na Alemanha. O objetivo é mostrar que o país é competitivo, destacando as medidas que o governo tem adotado para atrair investimentos no setor de telecom.

Jose Gustavo Gontijo - DEICTJose Gustavo Gontijo - DEICT (Foto: Herivelto Batista)

 

O responsável por apresentar todas essas ações ao público internacional será o diretor do Departamento de Indústria, Ciência e Tecnologia do MiniCom, José Gustavo Gontijo. Segundo ele, a participação na CeBIT é considerada estratégica, já que o evento reúne governos e fabricantes de equipamentos de todo o mundo.

A ideia, de acordo com Gontijo, é atrair investimentos para o Brasil considerando as oportunidades de negócio abertas no setor com a implantação da quarta geração de telefonia móvel e com os grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

“Vamos mostrar que o Brasil é um ótimo país para se investir e destacar as ações que estamos fazendo para fomentar quem está instalado no país. O Brasil é estável política e economicamente e há muitas oportunidades de negócios. Esse é o nosso principal foco”, explica.

Entre as ações de incentivo estão o Regime Especial de Tributação do Programa Nacional de Banda Larga, que vai desonerar impostos para a construção de redes de telecom, e também a inclusão dos smartphones na Lei do Bem, que vai tornar mais atrativa a produção desses equipamentos no país.

Oportunidades de negócios

O Ministério das Comunicações está investindo R$ 400 mil no evento, que também conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A participação do Brasil no evento é coordenada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX) e pela a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX).

A ideia, de acordo com José Gustavo Gontijo, é tornar esse apoio perene, para que o Brasil seja um participante cada vez mais forte no evento. “Todas as maiores empresas do mundo estão lá. Queremos estimular parcerias de desenvolvimento conjunto entre empresas de fora e empresas brasileiras”, diz.

Ministério das Comunicações

Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000

Entidades Vinculadas

O conteúdo deste sítio pode ser distribuído de acordo com os termos da licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil (CC BY 3.0). Icons by DryIcons.