Economia foi de R$ 130,3 mil em despesas como água, limpeza e telefonia
Brasília, 14/03/2013 - O Ministério das Comunicações foi o terceiro órgão que mais economizou no segundo semestre de 2012 dentro do Projeto Esplanada Sustentável, coordenado pelo Ministério do Planejamento para preservar o meio ambiente e diminuir os gastos na Administração Pública. Entre julho e dezembro do ano passado, o MiniCom reduziu R$ 130,3 mil em despesas com água, esgoto, limpeza e telefonia – tanto fixa quanto móvel.
(Foto: Herivelto Batista)
As áreas em que o ministério mais economizou foram telefonia fixa (-29,21%), telefonia móvel (-10,45%), água e esgoto (-8,88%) e limpeza e conservação (-7,44%).
Como prêmio para os órgãos que conseguiram reduzir os custos, o Ministério do Planejamento vai devolver 50% do que foi economizado. A ideia é que os recursos possam ser reinvestidos para gerar mais economia. O subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração do MiniCom, Ulysses Melo, reforça que o bom resultado obtido pelo MiniCom é consequência de uma ampla campanha de sensibilização dos servidores.
Mensagens com estímulo à economia e à preservação do meio ambiente foram espalhadas por todos os andares do ministério. Próximo às impressoras, por exemplo, foram colados cartazes solicitando que os funcionários não imprimissem e-mails sem necessidade. Perto dos interruptores, adesivos lembravam a importância de desligar as luzes após deixar as salas.
Outras medidas foram a substituição das torneiras e a programação do sistema de ar-condicionado central de acordo com o clima, além da determinação de que os vigilantes realizem rondas noturnas para apagar as luzes das salas vazias.
Além do MiniCom, os outros órgãos que mais economizaram no segundo semestre do ano passado foram o Ministério da Fazenda e Ministério do Desenvolvimento Social.
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000