Brasília, 20/03/13 - O Grupo dos Parlamentares Para o Espaço (GPE) foi recebido nesta manhã pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. A visita do GPE – criado em 1986 para fortalecer o setor espacial francês e composto atualmente por 70 membros – tem como objetivos conhecer a organização do setor espacial brasileiro e identificar possíveis eixos de cooperação.

(Foto: Herivelto Batista)
Paulo Bernardo e o diretor administrativo da Telebras, Bolivar Tarragó falaram sobre os projetos e expectativas da indústria espacial no Brasil nos próximos anos.
O ministro lembrou que as telecomunicações por meio de satélite têm importância “absolutamente vital” para o País. “Em muitas de nossas regiões, sobretudo a Amazônia, elas são praticamente a única opção de provimento para a internet e a televisão a cabo”, observou. Destacou, ainda, que a questão de transferência de tecnologia é dos requisitos para estabelecer parcerias internacionais.
Tarragó abordou a reativação da indústria aeroespacial brasileira, que envolve os ministérios das Comunicações, Defesa e Ciências e Tecnologia, ressaltando a criação da Visiona Tecnologia Espacial S.A., em parceria entre Telebras e Embraer, para atuar no Programa Nacional de Atividades Espaciais.
Estiveram presentes ao encontro o presidente do GPE, senador Bertrand Auban, outros seis membros do grupo, além do embaixador da França, Bruno Delaye, e o secretário de Telecomunicações do MiniCom, Maximiliano Martinhão.
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000