Porto Alegre, 26/03/2013 - "A internet no Brasil está congestionada e temos que assegurar infraestrutura para ampliar os serviços da rede" disse o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, durante inauguração do laboratório de tecnologia da Telebras em Porto Alegre.

Bernardo defendeu o Regime Especial de Tributação do Programa Nacional de Banda Larga do Ministério das Comunicações, que retira tributos federais da construção de redes de fibra óptica destinado à banda larga. Serão R$ 3,8 bilhões de renúncia fiscal até 2015 que é "fundamental para estimular a instalação de novas redes. Sem infraestrutura não temos como colocar de pé o projeto de universalizar a internet no Brasil".
O Ministro falou que a universalização da internet no país é um projeto prioritário, tem um horizonte de 10 anos e está em linha com vários países que estão montando seus planos. Citou o programa da Austrália que prevê aplicar 30 bilhões de dólares australianos e da França, anunciado no dia 25 de março, que prevê a aplicação de 20 bilhões de euros, recursos públicos e privados, na próxima década para acelerar a construção de redes de fibra óptica de alta velocidade no país.
"Precisamos ampliar nossas ruas, avenidas digitais para melhorar o tráfego de dados" afirmou Bernardo. "Trabalhamos com instrumentos de políticas públicas para modernizar e ampliar as redes e achamos que temos que investir em novas tecnologias, modernizar a legislação de instalação de antenas e fiscalizar os serviços de telecomunicações porque o beneficiário final é o cidadão, o consumidor".
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000