Brasília, 23/04/2013 - "Nós precisamos acelerar o acesso do brasileiro à internet e uma parceria com o Google no processo será muito bem-vinda", declarou o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, à oferta de parceria pelo presidente do Google do Brasil, Fábio Coelho, durante audiência em Brasília. Bernardo acrescentou que ampliar o acesso à internet no Brasil é uma obsessão da Presidente Dilma Roussef e uma parceria com o gigante de buscas seria "música para seus ouvidos".
Fabio Coelho, presidente Google Brasil e Paulo Bernardo, ministro das Comunicações (Foto: Herivelto Baitsta)
O ministro falou que o Google é uma megaempresa e pode ajudar o governo com parcerias que levem o acesso à rede mundial de computadores para regiões que vivem "num deserto digital", como a Região Norte. Segundo Bernardo, em 2012, a internet estava em cerca de 40% dos domicílios brasileiros, mas na Região Norte este número se reduzia para 8% dos domicílios e quando tem, destacou, "os preços são muito elevados". O ministro destacou ainda que não é só a Região Norte que sofre com a falta de acesso, mas também as periferias das grandes cidades,
"Precisamos avançar mais", reforçou Bernardo e reafirmou que internet é a prioridade estratégica do ministério. "Daqui a alguns poucos anos tudo estará dentro da internet e todos devem procurar se localizar neste novo ambiente, inclusive de negócios".
Falou ainda sobre a ação estratégica do Ministério das Comunicações para dar impulso aos conteúdos digitais criativos a serem desenvolvidos no Brasil. "Isso é tão importante quanto infraestrutura", disse Bernardo a Coelho. E falou sobre a parceria do governo federal com o governo de Pernambuco ao apoiar o Projeto Porto Digital que é um centro de produção de conteúdo digital.
Fabio Coelho disse que o Brasil é o segundo país do mundo em consumo de audiovisual e é considerado pela matriz como um "mercado prioritário". Entretanto, continuou, o país é apenas o 9º em produção de conteúdo audiovisual. Bernardo destacou que parcerias neste sentido tendem a dar resultados "extraordinários" para incentivar os desenvolvedores nacionais de conteúdo.
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000