Uberlândia (MG), 08/07/2011 – O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, visitou nesta quinta-feira as instalações de algumas empresas do Grupo Algar, da cidade de Uberlândia, no triângulo mineiro. A holding atua em vários setores da economia, incluindo telecomunicações e tecnologia da informação. A empresa do grupo que atua no ramo de telecomunicações, a CTBC, foi criada em 1954, antes mesmo da formação do sistema Telebrás, na época em que a prestação de serviços de telefonia era estatal.
Na apresentação feita ao ministro Paulo Bernardo, um dos diretores da empresa afirmou que o backbone da CTBC, que também vende internet móvel, interliga as cidades de Brasília, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, além de municípios mineiros, goianos e sul-matrogrossenses.
Na banda larga, o grupo atende 285 mil clientes em 87 cidades de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás. Um fato interessante apresentado pela empresa é que 80% dos pontos de banda larga ofertados pela companhia estão em municípios com menos de 30 mil habitantes.

Para o ministro Paulo Bernardo, a região tem todas as condições para se tornar uma espécie de “mini-Coreia, numa comparação à presença de redes de telecom no país asiático. “Em 2014, o Brasil não vai ser uma Coreia, que tem 65 milhões de habitantes e é do tamanho do Estado de Pernambuco. Mas em 2014, teremos várias Coreias dentro do Brasil, em regiões metropolitanas, em algumas outras regiões mais afastadas do centro, e esta região aqui tem tudo pra ser uma Coreia, nos próximos anos, em termos de comunicações”, afirmou.
Durante discurso a uma platéia de funcionários da empresa de telefonia, Bernardo reforçou a necessidade de investimentos privados na expansão das redes de telecomunicações no Brasil. Segundo o ministro, alavancar o acesso à internet é fundamental para o crescimento contínuo do país.
“O acesso à internet é fundamental para o desenvolvimento do Brasil. O acesso vai permitir melhor desempenho na área da educação, acesso a tecnologias novas na área da saúde, como a telemedicina, e vai melhorar a produtividade do trabalho”, disse Bernardo. Segundo ele, estudos internacionais mostram que para cada 10 pontos percentuais da população que tem acesso à internet, há crescimento correspondente de 1,3% no PIB. “A economia cresce e o setor vai gerar muitos empregos”, avaliou Bernardo.
O ministro visitou ainda dois outros edifícios onde funcionam segmentos da empresa, a Algar Tecnologia e a Algar Holding. Também participaram da visita o conselheiro da Anatel João Batista Rezende e os deputados federais Wellington Prado e Gilmar Machado.
PNBL
Em entrevista à imprensa local, o ministro falou sobre o acordo com as concessionárias de telefonia fixa para venda de internet a R$ 35 mensais. O ministro explicou que esse é o primeiro passo para a expansão maciça da internet no país. E ponderou que, num segundo momento, o governo vai tratar da questão da universalização do acesso. “Mais para frente, vamos montar um projeto de universalização para atingir as pessoas que não têm condições de pagar nem mesmo os R$ 35 do PNBL. Podemos montar alguma coisa que pode envolver isenção de impostos ou uso de dinheiro do orçamento”, explicou Bernardo.
TV digital
Sobre a TV digital, o ministro das Comunicações disse aos jornalistas que o Ministério das Comunicações está fazendo um levantamento da expansão do modelo em todo o país. Na avaliação de Bernardo, o processo de digitalização da TV poderia estar mais rápido. “Estamos conversamos com as emissoras de TV para ver como podemos ajudar e incentivar a digitalizar o sinal. Em relação à recepção, a maioria das TVs novas já tem o conversor integrado. Mas precisamos ver a questão dos aparelhos mais antigos. As caixas [set top box] são caras e o governo está revendo medidas para tentar baixar o preço”, afirmou Paulo Bernardo. Ele completou ainda que a Copa do Mundo e as Olimpíadas, que serão realizadas no Brasil, são grandes estímulos para a expansão do sinal digital. “Vamos fazer um trabalho para avançar nesses próximos anos”, disse.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério das Comunicações
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
www.mc.gov.br
www.conexaominicom.mc.gov.br
(61) 3311 6587
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000