Funttel financia desenvolvimento de nova geração de redes de fibras ópticas


Nova tecnologia brasileira vai permitir conexões de até 1,25 Gbps para o usuário final

Brasília, 12/08/2011 - Um grupo de estudiosos do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) conseguiu criar uma nova geração de redes de fibra óptica para internet de alta velocidade, com conexões superiores a 1 gigabit por segundo para o usuário final. A tecnologia, que ainda está em fase de testes, faz parte do projeto 100 GETH (Gigabit Ethernet), que conta com recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Comunicações (Funttel).

A nova tecnologia, totalmente desenvolvida no Brasil, permite compartilhar a mesma fibra óptica para transmitir sinais de diferentes comprimentos de onda, aumentando a capacidade de transferência da informação. Inicialmente focado no backbone (a espinha dorsal da estrutura de fibras ópticas), o projeto busca agora garantir que as redes com alta capacidade de tráfego de dados possam ser utilizadas na chamada “última milha” da conexão, que chega até a casa do usuário.

“Não adianta termos essa tecnologia de ponta apenas no backbone se a última milha não estiver também preparada para receber esse grande volume de dados por segundo”, avalia o coordenador do projeto, Alberto Paradisi. Segundo ele, com a tecnologia desenvolvida pelo CPqD, será possível oferecer conexões de 1,25 Gbps por usuário.

Além do aumento na velocidade da conexão - o que deve garantir também a oferta de novos serviços, as operadoras terão capacidade para atender mais clientes com a mesma infraestrutura. “Outra vantagem importante é aumentar a distância entre as centrais de rede e as residências, ou seja, será possível atender usuários que residem em áreas mais distantes”, explica Paradisi. Atualmente, as centrais podem atender a localidades que estejam a aproximadamente 20 Km de distância; a partir do projeto, essa distância poderá ser entre 40 Km e 50 Km.

De acordo com o pesquisador, a expectativa é que os novos equipamentos estejam disponíveis no mercado no prazo de um ano.

Mais de R$ 90 milhões estão sendo investidos nesta pesquisa, que envolve o trabalho e o conhecimento de cerca de 100 pessoas, incluindo 15 doutores e 22 mestres, e configura o maior projeto da história do Funttel.

 

 

Assessoria de Comunicação Social
Ministério das Comunicações
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
www.mc.gov.br
www.conexaominicom.mc.gov.br
(61) 3311 6587

Ministério das Comunicações

Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000

Entidades Vinculadas

O conteúdo deste sítio pode ser distribuído de acordo com os termos da licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil (CC BY 3.0). Icons by DryIcons.