(Foto: Herivelto Batista)
Brasília, 20/03/2012 – O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta terça-feira, durante audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, em Brasília, que as operadoras privadas de serviços de telecomunicações precisam fazer investimentos. Segundo Bernardo, a demanda por esse tipo de serviço cresceu consideravelmente nos últimos anos, mas os investimentos na ampliação das redes não acompanhou este crescimento.
“As empresas venderam muito mais do que o correspondente aos investimentos feitos. Elas investem para atender 500 usuários numa região e vendem para 1.000 usuários. Então, evidentemente que isso significa uma sobrecarga, que tem que ser resolvida com investimentos crescentes”, defendeu o ministro Paulo Bernardo.
Ele reforçou que deve ser publicada ainda este mês o pacote de desoneração para construção, modernização e ampliação de redes de telecomunicações, com ênfase em regiões remotas e afastadas. Na avaliação de Bernardo, a medida vai dar impulso à ampliação da oferta de serviços e melhoria da qualidade do serviço prestado ao consumidor.
Ainda sobre investimentos em redes, Bernardo afirmou que, segundo normas previstas no edital de licitação da faixa de 2,5 GHz, que será publicado no próximo mês pela Anatel, as operadoras deverão manter e ampliar os investimentos nas redes 3G. Segundo explicou o ministro, os vencedores da faixa de 2,5 GHz (usada para o 4G) também terão obrigações de continuar a expansão da cobertura 3G, principalmente nas médias e pequenas cidades.
Clique aqui para ver a apresentação do ministro, com um balanço das ações do MiniCom no último ano e as metas para 2012.
(Foto: Herivelto Batista)
Regulamento de qualidade
Paulo Bernardo reforçou que o regulamento de qualidade da conexão à internet, aprovado no ano passado pela Anatel, por exigência de decreto da presidenta Dilma Rousseff, vai obrigar as empresas a correrem atrás de investimentos.
Antes, a velocidade da conexão poderia ser de somente 10% do que foi contratado pelo cliente. Com as novas regras, as operadoras de internet fixa e de celular terão que oferecer, como piso de conexão, pelo menos 20% da velocidade contratada a partir de novembro deste ano, ampliando para 30%, em 2013, e 40%, em 2014. Já a velocidade média deverá ser de 60%, em 2012, 70%, em 2013, e 80%, em 2014, no período entre as 10 horas e as 22 horas.
Publicado em 20/03/2012
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000