(Foto: Herivelto Batista)
Brasília, 27/04/2012 - O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, comemorou o balanço mais recente sobre o crescimento do mercado de TV por assinatura no Brasil, durante evento na sede da Anatel, em Brasília. O balanço foi divulgado ontem pela agência e revelou crescimento de mais de 30% no número de assinantes, em relação a março do ano passado. Com quase 356 mil novos clientes em março de 2012, o Brasil fechou o primeiro trimestre deste ano com 13,7 milhões de domicílios com TV por assinatura, o que corresponde a mais de 45 milhões de brasileiros.
"Isso está acontecendo porque há uma oferta maior, principalmente da TV por assinatura via satélite. Já temos empresas vendendo os pacotes básicos por cerca de R$ 30. E como agora as regras foram simplificadas, e nós ainda tiramos impostos na construção de redes, vai crescer muito a oferta de TV a cabo, inclusive via fibra óptica, que vai aumentar mais a concorrência e a oferta. E o consumidor vai ter mais opções", avalia o ministro.
Ainda segundo Paulo Bernardo, a expansão da TV por assinatura também vai ajudar no crescimento da banda larga, contribuindo com as metas do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) de universalizar a internet em todo o país.
Smartphones - O ministro das Comunicações voltou a falar sobre medida que visa baratear o custo dos smartphones. Segundo Bernardo, a presidenta Dilma Rousseff já deu sinal positivo para a desoneração. "Ela só pediu que nós conversássemos com o Ministério da Fazenda", explicou. A expectativa é de que a desoneração para os telefones celulares inteligentes saia ainda neste ano. O objetivo é aumentar para 80% a quantidade de smartphones vendidos no país, cenário que hoje é de apenas 20%.
Publicado em 27/04/2012
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000