Governo Federal lança PNBL no Amapá

Brasília 01/06/2012 - O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, juntamente com o o presidente da Telebras, Caio Bonilha, e o governador do Amapá, Camilo Capiberibe, lançam nesta sexta-feira, em Macapá (AP), o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) na Região Norte do país. Na ocasião, também será assinado um memorando de entendimento entre a Oi e a Telebras para a infraestrutura de banda larga no Amapá. A solenidade ocorrerá no Museu Sacaca, às 10 horas.

Segundo Bonilha, o atendimento iniciará por Macapá, em parceria com a Você Telecom, mas posteriormente será estendido também às demais cidades do estado. Disse ainda que o PNBL está chegando ao estado num primeiro momento com rádio, mas que até o final de 2013 estará presente também com fibras ópticas. Ele acrescenta ainda que já foram assinados os contratos para execução das obras civis até Calçoene (AP).

"Estamos iniciando a implantação com rádio porque é a maneira mais rápida de chegarmos até Macapá, mas quando o linhão que vai de Tucuruí até Macapá estiver pronto, provavelmente no final de 2013, conseguiremos ter uma internet totalmente com fibra óptica de alta qualidade para a população do Amapá", salientou.

O presidente da Telebras destacou a iniciativa do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, de transferir para a Telebras, no final do ano passado, um orçamento para tender especificamente a Região Norte do País. "O atendimento de Belém e Macapá é o primeiro resultado deste esforço", assinalou.

Na sua opinião, o PNBL promove um grande impacto para o consumidor porque é um programa popular por meio do qual a população de baixa renda é atendida com o serviço de internet banda larga a R$ 35,00. "Em todo o país, a chegada da Telebras provoca um grande impacto nas cidades porque ela incentiva a competição, o que provoca a queda de preços e o aumento na qualidade dos serviços", garantiu.

Bonilha lembrou que a Telebras não atua diretamente junto aos consumidores finais e que uma das atividades da empresa é o desenvolvimento de parcerias com empresas locais para o aumento de emprego e renda.

Sobre a Telebras

A Telebras foi reativada pelo Governo Federal em maio de 2010 para implementar o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) e atuar na massificação do acesso à Internet no Brasil. Desde então, atua na implementação de uma rede nacional de telecomunicação que chegará a mais de quatro mil municípios até 2014. Serão cerca de 30 mil quilômetros de rede de fibras ópticas provendo internet de alta velocidade e baixo custo para provedores de internet de todo o país.

O objetivo é dispor de uma rede neutra que ofereça condições e preços iguais em todas as regiões do país. Isso contribuiu para diminuir as desigualdades regionais, especialmente naquelas regiões onde os custos para o acesso à internet estavam muito acima do mercado.

A rede nacional de telecomunicação utiliza fibras ópticas cedidas pelo Sistema Eletrobras e pela Petrobras, entre outros, e dispõe de uma infraestrutura que está entre as mais modernas do mundo. O núcleo central da rede (Core) tem equipamentos e serviços com capacidade e funcionalidades avançadas que permitem alta disponibilidade aos provedores de internet e parceiros da Telebras.

 

Assessoria de Comunicação da Telebrás

Ministério das Comunicações

Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000

Entidades Vinculadas

O conteúdo deste sítio pode ser distribuído de acordo com os termos da licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil (CC BY 3.0). Icons by DryIcons.