MiniCom faz parceria para testar conexão 4G na Rio+20

Acordo é celebrado na mesma semana em que foi concluído o leilão de faixas de frequência para implantar a nova tecnologia no Brasil

 

Brasília, 14/06/2012 - O Ministério das Comunicações firmou, nesta quinta-feira, uma parceria para testar a tecnologia 4G no Riocentro, palco principal da Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que acontece até o dia 22 de junho. O acordo com a operadora Telefônica/Vivo e a empresa Huawei vai viabilizar a doação de 400 modems wireless aos membros das delegações estrangeiras para acesso à rede 4G durante a conferência. Pela primeira vez no Brasil, os usuários terão conexões à internet com velocidade 10 vezes maior que a obtida via 3G, com capacidade de até 150 Mbps.

14 06 12 Entrevista 4G Rio20  MG 1475(Foto: Herivelto Batista)

Durante o anúncio da parceria, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, destacou a importância do teste com o 4G ocorrer na mesma semana em que a Anatel concluiu o leilão das faixas de frequência de 2,5 GHz e de 450 MHz. A quarta geração da telefonia móvel será implantada no Brasil através da faixa de 2,5 GHz. Já a de 450 MHz será destinada à expansão da banda larga na zona rural.

Bernardo avaliou o resultado da licitação das faixas de frequência como satisfatório e disse que é um passo fundamental para a implantação da nova tecnologia no Brasil. “A chegada do 4G levará a uma expansão do 3G e também da telefonia rural”, frisou o ministro. Segundo ele, a atuação das empresas vencedoras do leilão em todo o país levará, com o tempo, a uma queda no preço do serviço de 4G. Além disso, a tecnologia 3G será desafogada e a telefonia móvel ficará mais acessível e mais barata, reforçou.

O ministro disse que não houve surpresa em relação ao valor arrecadado com o leilão. As quatro principais operadoras de Telefonia (Vivo, Claro, Tim e Oi) arremataram os principais lotes da licitação e ofereceram, ao todo, R$ 2,93 bilhões pelo direito de uso dessas radiofrequências. Bernardo lembrou que a crise financeira mundial não pode ser desprezada. Mesmo nessa conjuntura, a Vivo, que tem capital espanhol, participou de uma disputa acirrada e venceu com ágio superior a 60%. “Isso demonstra confiança de que a exploração do serviço de 4G no Brasil é viável e tem potencial de crescimento.”, concluiu.

Durante os testes da tecnologia na Rio +20, a Telefônica/Vivo vai fornecer a conexão à internet, além de cuidar da operação e manutenção do serviço. A Huawei, por sua vez, instalará todos os equipamentos e sistemas de 4G, que farão o link entre o local da conferência e os laboratórios da operadora na Barra da Tijuca, de onde sairá o sinal para conexão. A rede 4G estará disponível para a utilização por membros das delegações presentes e poderá ser utilizada exclusivamente no pavilhão do Rio Centro.

Desoneração

O ministro Paulo Bernardo também destacou os esforços que o governo vem fazendo para tentar reduzir os tributos sobre equipamentos e serviços do setor de telecomunicações. Ele defendeu a desoneração sobre o serviço de internet móvel rural (450 MHz), além de equipamentos vendidos no varejo.

A cerimônia de anúncio da parceria para testar o 4G contou também com as participações do presidente da Telefônica/Vivo, Antônio Carlos Valente, e do representante da Huawei, Eugênio Vasconcelos.

Ministério das Comunicações

Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000

Entidades Vinculadas

O conteúdo deste sítio pode ser distribuído de acordo com os termos da licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil (CC BY 3.0). Icons by DryIcons.