Brasília, 15/06/2012 - O Secretário Executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez, e o Secretário Geral da União Internacional de Telecomunicações (UIT), Houlin Zhao, abrirão nesta terça-feira, 19 de junho, às 15 horas, no Rio de Janeiro, o evento conjunto Banda Larga e TICs para sociedades inteligentes, inclusivas e sustentáveis que será realizado no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20.
O Encontro, que terá lugar no Parque dos Atletas, reunirá pessoas do setor privado e público para um debate sobre a importância da banda larga para o desenvolvimento econômico e social dos povos.
O objetivo dos debates é a troca de experiências sobre o impacto e o papel das tecnologias de informação e comunicação (TICs) na transição para uma economia verde e sustentável.
O Encontro estará dividido em duas etapas. Na primeira metade, haverá um Painel sobre Banda larga e TICs para o Desenvolvimento, com participações do Diretor da Qualcomm, Francisco Soares; Gilberto Câmara, do INPE - Instituto Nacional de Pesquisa Espacial; Sebastião Sahão, do CPqD; Francisco Valim, Presidente da OI e Dr. Klaus Leisinger, Diretor da Fundação Novartis.
Na segunda parte, serão discutidos os Incentivos para a Banda Larga e a coordenação entre o setor público e privado na promoção do desenvolvimento sustentável. Cada participante fará uma intervenção de 12 minutos e deverão falar o Presidente da Anatel, João Rezende; o Ministro do Meio Ambiente, Energia e Telecomunicações da Costa Rica, René Castro; o Diretor do Departamento de Banda Larga do Ministério das Comunicações, Arthur Coimbra e o Vice-presidente para mercados emergentes da Microsoft, Orlando Ayala.
Quase todos os países do mundo trabalham com programas para ampliar o acesso à internet em alta velocidade pelos seus cidadãos. O acesso à informação é fundamental para o desenvolvimento econômico e melhoria dos serviços públicos prestados aos cidadãos.
O governo brasileiro lançou em maio de 2010, o Programa Nacional de Banda Larga que prevê várias medidas para ampliar o acesso da população à internet, medidas essas que vão desde a internet popular com velocidade de 1 Mbps a R$ 35,00 até a construção de um satélite geoestacionário, desoneração de impostos para construção de redes e melhoria do ambiente regulatório para o setor.
Desde o lançamento do PNBL, houve um grande crescimento nas conexões em internet e na telefonia. Recente pesquisa publicada pelo CETIC - Comitê Gestor da Internet no Brasil, mostra que o país está avançando na inclusão digital. Segundo o levantamento, o número de domicílios com acesso à internet aumentou em todas as regiões brasileiras, passando de 27% para 38%, aumento de mais de 40%. Esse foi o maior crescimento registrado na história da internet no país no período de um ano.
Clique aqui para ver a íntegra da programação
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000