País já tem projetos de desenvolvimento da nova tecnologia
Brasília, 10/09/2012 - Por meio uma articulação inédita do governo brasileiro junto ao Projeto de Parceria da Terceira Geração (3GGP), a organização vai padronizar uma solução de rede sem fio baseada em LTE (Long Term Evolution) em 450 MHz. A 3GGP é a entidade responsável por definir as especificações técnicas das novas tecnologias para sistemas móveis em todo o mundo.
Esta tecnologia, que já está sendo desenvolvida pelo CPqD, em Campinas/SP, com recursos do Funttel, será muito importante para levar a banda larga à zona rural do Brasil e é considerada estratégica para o país.
Segundo o diretor de Indústria, Ciência e Tecnologia do Ministério das Comunicações, José Gustavo Gontijo, a expectativa é de que todas as especificações do sistema estejam definidas no prazo de um ano.
Gontijo explica que a padronização vai dar às empresas mais segurança para que elas possam investir no desenvolvimento desses equipamentos. Segundo o diretor, várias empresas já demonstraram interesse em investir na solução LTE em 450 MHz. “Nossa expectativa é que o Brasil se torne uma plataforma de exportação para diversos países”, revela.
“O Brasil deixou de ser um mero seguidor de tecnologias desenvolvidas no exterior para, pela primeira vez, participar de forma ativa da formulação das tecnologias que serão aplicáveis em todo o mundo”, comemora Gontijo.
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000