Em reportagem sobre as desigualdades no acesso à rede no México, veículo on-line citou programa brasileiro como referência de sucesso
Brasília, 25/09/2012 – O empenho do governo brasileiro em massificar o acesso à internet com o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) foi elogiado pelo jornal online Sin Embargo, do México. Em reportagem especial sobre os desafios da inclusão digital naquele país, o jornal deu destaque às nações que já entenderam a importância do acesso à rede e criaram planos especiais de banda larga.
(Foto: Herivelto Batista)
De acordo com o jornal, “não se pode deixar de mencionar o Brasil quando se trata de destacar planos para incentivar o uso da internet na América Latina”. A reportagem inclui o nosso país entre as nações que já deram “muitos passos adiante em telecomunicações”, ao lado da Colômbia, com o programa “Vive Digital”, equivalente ao PNBL.
O jornal Sin Embargo destacou que, dois anos após a criação do PNBL, a oferta de banda larga popular no Brasil já está disponível em 1.842 cidades e que a meta do governo é expandir ainda mais esse acesso, fazendo com que boa parte da população tenha acesso à internet de ao menos 5 Mbps nos próximos três anos.
Entre as iniciativas para que isso seja possível, o jornal listou a desoneração de impostos para a implantação de redes de telecomunicações que deem suporte à banda larga. A medida será possível com o Regime Especial de Tributação do PNBL (REPNBL), criado neste mês pela lei nº 12.715. A licitação de novas redes também chamou a atenção internacional.
O leilão para a tecnologia 4G, realizado pela Anatel em junho deste ano, foi mencionado como uma das principais medidas do governo brasileiro para a inclusão digital. O jornal elogiou o fato do governo brasileiro ter optado por uma licitação casada da faixa de frequência de 450MHz, destinada ao atendimento da zona rural com serviços de voz e dados. Como não houve interessados em ofertar o serviço nas áreas remotas do país, o governo determinou que os vencedores do leilão do 4G também atendessem a zona rural.
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000