MiniCom participa de encontro da Comissão Interamericana de Telecomunicações

Reunião na Colômbia vai discutir uso do espectro de radiodifusão

Brasília, 05/04/2013 – O Ministério das Comunicações e a Anatel estarão presentes na próxima reunião da Comissão Interamericana de Telecomunicações (CITEL), que acontece entre 7 e 12 de abril em Cali, na Colômbia. A CITEL é um dos blocos regionais da União Internacional de Telecomunicações (UIT) e reúne países das Américas. O objetivo do encontro é debater temas importantes ligados a telecom, radiocomunicação e radiodifusão.

No comitê específico sobre radiodifusão, quem representará o MiniCom será o engenheiro Fabio Henrique da Costa, analista de infraestrutura da Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica. De acordo com ele, a reunião da CITEL representa uma oportunidade para o Brasil acompanhar as principais tendências dos países americanos e reafirmar posições.

“O encontro é importante, já que os países apresentam resultados dos seus trabalhos, então podemos ter um panorama do que está sendo pensado. O Brasil sempre participa das reuniões da CITEL e é considerado formador de opinião”, afirma.

Fabio Henrique da Costa explica que os temas discutidos envolverão o uso do espectro para serviços de radiodifusão e telecomunicações. Ele ressalta, no entanto, que o Brasil não deve apresentar nenhuma proposta sobre a faixa de 700 MHz, pois o tema ainda está em estudo pelo Ministério das Comunicações e pela Anatel. Atualmente, essa faixa é utilizada para serviços de radiodifusão, mas o Governo Federal avalia a possibilidade de utilizá-la também para serviços de telecomunicações, como telefonia e internet móvel de alta velocidade.

Satélites

Outro tema em pauta na reunião da CITEL será o uso dos satélites, que contará com um seminário específico. Na ocasião, a engenheira Diana Tomimura, gerente de projetos da Secretaria de Telecomunicações do MiniCom, vai apresentar as ações do governo brasileiro para ampliar o uso desses artefatos, como as licitações realizadas pela Anatel em 2011 para a exploração de satélites no país e a construção do primeiro satélite geoestacionário brasileiro. Segundo Diana Tomimura, a ideia é mostrar quais são os planos do Brasil sobre a utilização de satélites, especialmente no Programa Nacional de Banda Larga, já que essa tecnologia é capaz de atender zonas remotas.

As posições fechadas pelos países participantes nas reuniões prévias da CITEL e de outros blocos regionais serão levadas para a Conferência Mundial de Radiocomunicações, em 2015.

Ministério das Comunicações

Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000

Entidades Vinculadas

O conteúdo deste sítio pode ser distribuído de acordo com os termos da licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil (CC BY 3.0). Icons by DryIcons.