Rede para atender população rural será padronizada

Brasil será o primeiro país a utilizar a tecnologia 4G para levar banda larga à zona rural

Brasília, 24/05/2013 - A última reunião do 3GPP, um fórum internacional que estabelece padrões industriais para a telefonia e a banda larga móvel, trouxe avanços para a padronização de uma nova rede de telecomunicações, que será utilizada no Brasil para atender a população da zona rural.  Além de operar na faixa de 450 MHz, a nova rede é baseada na tecnologia LTE (Long Term Evolution) - um padrão de comunicação que combina várias técnicas e possibilita conexões com mais qualidade.

O diretor do Departamento de Indústria, Ciência e Tecnologia da Secretaria de Telecomunicações, José Gontijo, participou do encontro, realizado de 20 a 24 de maio em Fukuoka, no Japão. Segundo o diretor, o grupo - que também contou com a participação de representantes da Qualcomm, Tim, Huawei e CPqD - concluiu todos os documentos técnicos sobre sistemas de acesso rádio em 450 MHz.

“As decisões tomadas foram fundamentais para levarmos banda larga de alta velocidade à área rural brasileira. Isso significa que o campo terá um serviço com a mesma velocidade que a cidade. A indústria já está se preparando para a produção dos equipamentos”, declarou Gontijo, lembrando que o Brasil será o primeiro país a utilizar o 4G para levar banda larga à zona rural.

Esta uniformização, que deve ser concluída em junho, vai embasar o modelo industrial dos equipamentos que compõem toda a rede de acesso, tais como antenas, dispositivos de radiofrequência, estação-base compacta, terminais LTE com interface para redes Wi-Fi e sistema de gerenciamento de rede. "Isso vai garantir a interoperabilidade e a eficiência do sistema, dando segurança às empresas que forem produzir os equipamentos e às operadoras que quiserem utilizar os sistemas de LTE/450 MHz", explica Gontijo.

Hoje, no Brasil, apenas 10% dos domicílios rurais possuem acesso à Internet. Segundo o edital da licitação das faixas do 4G realizada pela Anatel, as operadoras deverão estender a cobertura de voz e dados até 30 km dos limites da sede de cada município brasileiro. Isso garantirá o atendimento de mais de 90% da população rural do País. Embora o edital preveja como prazo final para atendimento o mês de dezembro de 2015, o Ministério das Comunicações já discute a possibilidade de acelerar esse processo e alcançar mais rapidamente as áreas rurais.

Ministério das Comunicações

Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco R
CEP: 70044-900 – Brasília-DF
Telefone: 61 3311-6000

Entidades Vinculadas

O conteúdo deste sítio pode ser distribuído de acordo com os termos da licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil (CC BY 3.0). Icons by DryIcons.